18.8.11

Tribos Africanas

Antes da chegada dos Europeus à África, que gerou todo o processo de colonialismo e imperialismo, os Africanos se organizavam em tribos. Aldeias que se localizavam basicamente em função da disposição de água, caça e solos férteis. E estavam sujeitos a frequentes deslocamentos populacionais devido a diversos fatores, como desastres naturais ou conflitos com outras tribos.

Ao contrário do que se pensa, a África era um continente muito bem organizado. Cada tribo possuía seus costumes e tradições e até hoje há vestígios dessa cultura antiga, apesar da "devastação" causada pelos Europeus. A religião, por exemplo, contava com uma grande variedade de crenças. Uma prova disso, é a relação dos indivíduos com a natureza. Em algumas culturas, as manifestações naturais eram temidas e vistas como uma conseqüência direta do comportamento dos deuses. E sempre são lembrados os acessórios utilizados pelas tribos, como máscaras, pinturas, argolas na boca e no pescoço, que são característicos de cada tribo. Também pode-se mencionar a culinária, a dança, o meio de comunicação, as roupas e até etnias.

Quando chegaram na África, os Europeus encontraram uma sociedade muito rica em recursos minerais e naturais e muito bem organizada. Mas acabaram por derrota-los e em 1482, os portugueses construíram o primeiro posto comercial no golfo da Guiné, depois transformado em importante porto de embarque de escravos para a América, destruindo assim, grande parte da cultura que existia no continente.


Um comentário:

Anônimo disse...

gostei muito.. obrigado!