18.8.11

Gastronomia Africana

A gastronomia africa tem influências na culinária não só do Brasil, como geralmente se pensa, mas do mundo inteiro. São fortemente influenciados a parte mediterrânea do sul da Europa, o Oriente Médio e as Américas. O que é explicado pela própria localização do continente, por exemplo o norte da África, que se encontra relativamente próximo da Europa e Oriente Médio. Os temperos africanos fazem parte do cardápio até mesmo da cozinha do sul da França, umas das mais requintadas e amadas do mundo, além de produzirem receitas dos mais famosos pratos da cozinha mediterrânea.

A mesa africana é variada. Por ser um continente de grandes proporções e ser o berço de milhares de tribos, etnias e classes sociais, a cozinha varia a depender do lugar. Na África central, a base da alimentação é a mandioca, que chegou ao Brasil através dos escravos africanos. E a cozinha da região mais litorânea da África Oriental, é influenciada por países do Oriente como a índia, Líbano, China e geralmente tem presente em seus pratos molhos e especiarias características desses países. Além de tudo, muitos países africanos tem uma herança gastronômica de seus países colonizadores.


E todos sabemos como o Brasil, com a chegada dos escravos africanos no século XVI, possui traços muito marcantes da África em sua cultura. Principalmente na culinária. Muito do que utilizamos na preparação dos nossos pratos e do que está presente no dia-a-dia do brasileira, teve sua origem na África, como é o caso do feijão e arroz, farinha de mandioca, canjica, que constituíam a alimentação dos escravos das propriedades mais ricas naquela época. Também o cuscuz, munguzá, arroz de coco e, é claro, a feijoada. Muitos dos temperos comuns em nossos pratos também tem origem africana, como o azeite e o óleo de dendê, o açafrão, pimentas, e muitos outros.


A Bahia, demonstra influência especial da cozinha africana em seus pratos típicos, vatapá, moqueca, caldo de sururu, e acarajé. E mais uma vez o africano contribuiu com a difusão de temperos e receitas, deixando o nosso cardápio com esse gostinho incrível de áfrica.

Nenhum comentário: